CINCO VANTAGENS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Durante muitos anos em agências de comunicação percebe-se o quão neurótico os profissionais ficam em virar noite, para alguns, passar a madrugada para fechar um job parece um grande troféu, ele é o cara.

Dito isto, nesse meio, se valoriza muito o cidadão que sai mais tarde. Se esquece que ele chegou 11h na agência e das 08h de produção ele passou pelo menos 4h entre cafézinhos, piadas e o cigarro.

Esse ambiente de “caos” é mais notório dentro das agências, mas também reverbera nas grandes empresas. Tire o cafézinho, a piada e o cigarro. Acrescente reuniões, reuniões e mais reuniões.

Há uma tendência nesse tipo de “organização” que haja o impulso por produzir, produzir, produzir. Cada um corre para um lado, às vezes, sem nem saber aonde se quer chegar. Falta um propósito, uma razão para toda aquela correria.

Fazer o planejamento estratégico implica em dedicar tempo, ser objetivo e assertivo em suas decisões. O custo investido em planejamento estratégico é sempre recuperado através de projetos mais efetivos e de resultados.

Relacionamos os cinco principais razões para colocar no papel e investir em planejamento estratégico:

Planejamento estratégico é também paz interior

Não, isso não se trata de um texto de auto-ajuda. E sim de ter rascunhado em um planejamento tudo que precisa ser feito no projeto. Assim, se dorme em paz. Sabendo que se pensou em todas as frente do projeto e isso te dará maior tranquilidade para agir.

Com planejamento estratégico todos correm para o mesmo lado

Comecei com o exemplo de uma agência de comunicação e esse tópico cabe uma cena clássica. O atendimento, que não sabia o que escrever, cumpriu sua obrigação de escrever um brief, que por sua vez não foi lido pela criação que fez “arte”. Assim, no 48min do segundo tempo, todos se reúnem para ver o projeto e o disk pizza agradece. Será mais uma noite virada para concertar a falta de planejamento estratégico.

Planejamento estratégico gera controle e gestão

É infindável os custos de uma empresa em equipe desnecessária ou pela falta dela. Sem contar a falta de controle que gera um imenso desperdício de recursos. Planejar, ajuda a ter o controle. Pois se sabe o caminho, o lugar onde quer chegar e certamente se calcula os recursos necessários para isso.

Planejamento estratégico otimiza a estrutura

Trabalho em equipe nem sempre é uma verdade no meio corporativo. Cada departamento corre para defender o seu. Assim, toda a estrutura segue de maneira desorganizada, contratando fornecedores desnecessários ou, em alguns casos, já foram até contratados pelo coleguinha da mesa ao lado.

Planejamento estratégico gera melhores resultados

No final do dia é o resultado que conta. E a principal função do planejamento estratégico é caminhar para que os resultados sejam cada vez melhores. Isso implica utilizar menos recursos, com maior produtividade e equipe motivada. Sonho?! Não, planejamento estratégico!

Comments are closed.